Visão, Missão e Objetivos

Engineering & Tooling

Visão

O setor de Engineering & Tooling, é reconhecido mundialmente como um dos mais avançados do ponto de vista tecnológico e da oferta de valor acrescentado na conceção e produção de moldes, ferramentas especiais e peças maquinadas de alta precisão. O Engineering & Tooling constitui-se como uma das áreas mais dinâmicas da economia, contribuindo para reforçar a imagem e o peso de Portugal na economia mundial.

Missão

Afirmar o setor “Engineering & Tooling” como estratégico para o desenvolvimento da economia portuguesa, reforçando o carácter exportador, internacional e a capacidade de criação de valor acrescentado do mesmo.

Objetivos

  • Promover dinâmicas de cooperação, permitindo às empresas alcançarem sinergias que dificilmente se desenvolveriam se trabalhassem isoladas dos seus parceiros-concorrentes;
  • Colocar o setor no top 5 a nível mundial, de acordo com os indicadores da ISTMA – The International Special Tooling & Machining Association, nas áreas da produtividade, inovação e qualificação dos seus recursos humanos;
  • Promover o conhecimento e a inovação;
  • Potenciar a internacionalização do cluster e da marca colectiva “Engineering & Tooling”;
  • Atingir elevados níveis de reconhecimento da marca Engineering & Tooling from Portugal a nível nacional e internacional;
  • Contribuir para a redução da dependência do setor em relação à indústria automóvel;
  • Garantir um aumento significativo do peso de outros setores estratégicos como a energia, o ambiente, a eletrónica, dispositivos médicos e farmacêuticos e aeronáutica no total das vendas do cluster;

O Cluster

Tendo emergido no seio da indústria de moldes, plásticos e ferramentas especiais, o cluster de competitividade “Engineering & Tooling” foi reconhecido pelo IAPMEI em Junho de 2009.

“Os clusters de competitividade são plataformas agregadoras de conhecimento e de competências, constituídas por parcerias e redes que integram empresas, associações empresariais, entidades públicas e instituições de suporte relevantes, nomeadamente entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação, que partilham uma visão estratégica comum, para, através da cooperação e da obtenção de economias de aglomeração, atingir níveis superiores de capacidade competitiva. “

In Regulamento de Reconhecimento dos Clusters de Competitividade

Neste contexto, o cluster “Engineering & Tooling” integra uma comunidade empresarial, científica e tecnológica aberta, tendo empresas, universidades, centros de formação e centros tecnológicos entre os seus principais stakeholders. Trata-se de um cluster altamente internacionalizado e em evolução permanente. Atuando a nível mundial e exportando mais de 90% da produção nacional para mais de 120 países, o cluster tem como principais mercados setoriais a indústria automóvel, aeronáutica e aeroespacial, dispositivos médicos e farmacêutica, electrónica e utilidades domésticas. Trata-se de uma indústria apoiada em tecnologias e processos inovadores, promovendo mundialmente a marca “Engineering & Tooling from Portugal” e as competências de engenharia portuguesas.

O cluster representa cerca de 2.500 empresas dos setores dos moldes, ferramentas especiais e plásticos, e cerca de 45.000empregos diretos, sendo reconhecido como infra-estrutural e multidisciplinar, atendendo ao seu posicionamento no desenvolvimento de grande parte dos produtos industriais.

A força do cluster reside na capacidade de integração de processos.

Sustentadas em décadas de know-how acumulado, as empresas portuguesas oferecem hoje um serviço totalmente integrado que abrange:

  • Concepção e design de novos produtos
  • Engenharia de produto e desenvolvimento
  • Prototipagem
  • Escolha de materiais
  • Produção de moldes
  • Testes e serviços de produção

O Engineering & Tooling constitui-se como uma das áreas mais dinâmicas da economia, contribuindo para reforçar a imagem e o peso de Portugal na economia mundial.

Somos Fornecedores de Soluções Globais, apoiados em Inovação, Tecnologia e Know-how!

A Marca Coletiva

Estando registada a nível nacional e europeu, a marca coletiva “Engineering & Tooling from Portugal” representa o know-how, a inovação e tecnologia, a qualidade e fiabilidade, o networking, a competitividade e a responsabilidade social, características intrínsecas ao cluster.

A criação, utilização e disseminação da marca coletiva tem como principais objetivos:

  • facilitar a identificação da origem dos produtos, serviços e empresas;
  • consolidar a notoriedade nacional e internacional da indústria “Engineering & Tooling”, junto dos mercados tradicionais e novos;
  • diferenciar a oferta nacional da oferta da concorrência internacional;
  • valorizar a nossa oferta junto dos principais clientes, contribuindo para o aumento das exportações nacionais;