Cooperação com o Cluster Polaco “SA&AM”

By 26 Março, 2019 Julho 30th, 2019 Notícias

Pool-Net assina acordo de cooperação internacional com o cluster Polaco “SA&AM”

A Pool-Net assinou com o cluster Polaco “Silesia Automotive & Advanced Manufacturing” protocolo de cooperação internacional que prevê o desenvolvimento de um relacionamento próximo entre os associados de ambos os clusters.

A Polónia é um dos principais destinos das exportações de moldes portugueses, tendo sido o 5º maior mercado em 2017, e a parte polaca da região da Silesia é reconhecida pelo seu dinamismo industrial, existindo uma importante presença da Indústria Automóvel, importante para a indústria de moldes e plásticos portuguesa.

No âmbito da assinatura deste protocolo, a Pool-Net visitou o cluster polaco que conta atualmente com cerca de 130 associados, maioritariamente do setor automóvel. Esta foi uma oportunidade para trocar impressões sobre os desafios no desenvolvimento de projetos e ferramentas para componentes em plástico no setor automóvel. A reunião teve lugar no dia 15 de Março de 2019 em Katowice e contou com a presença de várias empresas deste cluster automóvel.

Esta foi uma oportunidade para apresentar diversos projetos de I&D de interesse comum e para as empresas polacas se familiarizarem com as competências e oferta das empresas do cluster português E&T.

Durante a reunião, os membros do cluster polaco SA&AM tiveram a possibilidade de apresentar suas atividades e suas expectativas para os fabricantes de moldes e empresas de engenharia em Portugal. Esta foi uma ótima oportunidade para trocar boas práticas e identificar problemas comuns que serão alvo de análise, discussão para ações específicas em ambos os clusters nos próximos meses.

Esta participação enquadra-se no projeto HIGHSPOT, promovido pela Pool-Net, que visa a promoção internacional da marca coletiva “Engineering & Tooling from Portugal”, nos mercados internacionais estratégicos, contribuindo para o reforço do posicionamento das empresas do cluster Engineering & Tooling nos mercados setoriais para onde fornece e pretende fornecer, divulgando globalmente a imagem e as competências distintivas do cluster na conceção, engenharia e prototipagem rápida, fabricação de moldes e ferramentas e produtos plásticos. O projeto HIGHSPOT conta com o financiamento do Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 411.116 mil euros, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Please wait...