Engineering & Tooling from Portugal na Interplastica 2019 – Moscovo, Rússia
O cluster português “Engineering & Tooling” estará presente na Interplástica 2019, que se realizará de 29 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2019, em Moscovo, sob a égide da marca coletiva portuguesa “Engineering & Tooling from Portugal”. O principal objetivo desta forte participação é encontrar parceiros comerciais, procurar novos clientes e promover a oferta global e inovadora da indústria portuguesa de moldes, ferramentas especiais e plásticos. Ao participar na Interplástica 2019 o cluster português visa também diversificar os mercados e os sectores de destino das suas exportações, atualmente maioritariamente direcionados para o sector automóvel. Na Interplástica 2019, mais de 677 empresas de 30 países apresentam-se numa superfície de mais de 13.300 m2 de espaço líquido.
Esta participação faz parte do projeto HIGHSPOT, promovido pela Pool-Net, que visa promover nos mercados internacionais a marca coletiva “Enginnering & Tooling from Portugal”, contribuindo para o reforço do posicionamento das empresas portuguesas do cluster “Engineering & Tooling”, nos mercados abastecedores e estratégicos. O projeto HIGHSPOT é cofinanciado por Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.
A Rússia é um mercado estratégico para esta indústria portuguesa porque há um importante crescimento no volume de produção de peças plásticas injetadas na indústria automóvel, de embalagem, eléctrica e electrónica, assim como para a indústria e dispositivos médicos. A indústria automóvel está em expansão na Rússia, que é um grande mercado com 150 milhões de consumidores. É assim um mercado com potencial para a realização de parcerias.
O cluster português “Engineering & Tooling” é coordenado pela Pool-Net: Portuguese Tooling & Plastics Network, associação criada em Outubro de 2008, sendo responsável por reunir a engenharia e a indústria de ferramentas em Portugal, promovendo a integração desta comunidade industrial, tecnológica e científica, cujos intervenientes estão sediados principalmente na Marinha Grande e em Oliveira de Azeméis, duas cidades localizadas a apenas 130 kms e 270 kms a norte de Lisboa, respectivamente. Fornecendo soluções globais para clientes importantes, atuando à escala global, nomeadamente OEMs como a Renault, Volvo, VW, Audi, Nissan, Toyota, Porsche, Honda, Mercedes, GM, Mitsubishi, FIAT, BMW, o cluster português pretende estabelecer fortes parcerias com os visitantes da Interplástica.
Podemos afirmar que Portugal assumiu claramente um papel de “One-Stop-Shop”, oferecendo uma perícia reconhecida através de uma vasta cadeia de valor, desde o Design, Engenharia de Produto, e Prototipagem até à Produção de Moldes e Fabrico de Produtos, tudo isto apoiado pela cooperação, inovação e internacionalização dos seus intervenientes, adoptando uma filosofia de fornecedores de soluções para os seus clientes globais.
A marca “Engineering & Tooling from Portugal” estabelece os seus pontos fortes no know-how acumulado, inovação e tecnologia, qualidade e fiabilidade, networking, competitividade e sustentabilidade social, todas elas competências nucleares da Engenharia Portuguesa e da indústria de ferramentas.
Portugal é o oitavo maior país fabricante de moldes do mundo e exporta atualmente mais de 85 por cento da produção para 86 países. Em 2017, as exportações de ferramentas atingiram um valor de 675 milhões de euros. As exportações bem como o emprego duplicaram nos últimos dez anos. A Europa é a principal zona de exportação, embora as exportações para a América do Norte e México tenham crescido.
Trata-se de uma indústria altamente internacionalizada e atualizada tecnologicamente que fez investimentos significativos durante os últimos anos em tecnologias e processos inovadores, nomeadamente em novas máquinas de cinco eixos, software, produção sem papel, equipamento de gestão enxuta e automação. Algumas empresas também investiram fortemente em edifícios novos e modernos e em ambientes de trabalho que certamente atraem os melhores talentos.
Para além dos recentes esforços e investimentos, as empresas do cluster estão a trabalhar no sentido de cumprir desafios noutros campos, tais como a Indústria 4.0, a “Internet das Coisas” e o fabrico com Zero defeitos. O know-how acumulado da indústria portuguesa em diversas tecnologias de moldagem e em soluções de injeção de plástico, bem como a qualidade dos produtos fornecidos, tem contribuído para a sua liderança na indústria europeia de fabrico de moldes e de injeção de plástico.
Estamos à sua disposição! Venha ter conosco à Interplástica 2019 – Stand 23B32! Será um prazer recebê-lo e dar-lhe a conhecer mais sobre as competências do “Engineering & Tooling from Portugal”.